top of page

 

O 1º Encontro Regional dos Usuários de Técnicas Termoanalíticas (I ERUTT), nas dependências do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, visto que a região de São Carlos e Araraquara reúne uma das maiores concentrações de equipamentos termoanalíticos em operação e um grande número de pesquisadores envolvidos com estas técnicas. Desta forma, pesquisas de alto nível nas diversas unidades acadêmicas da USP, UFSCar, UNESP e EMBRAPA, as quais se utilizam de resultados obtidos com estas técnicas, para desenvolvimento e caracterização dos mais diversos materiais. Considerando este fato, em outubro de 2003, o Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções (LATEQS) e o Grupo de Biomateriais promoveram a primeira edição do evento.

O evento foi bem aceito pela comunidade termoanalítica e houve vários pedidos de que novas edições daquele encontro fossem organizadas. Atendendo a esta solicitação a Comissão Organizadora decidiu que as próximas edições do, ERUTT fossem realizadas a cada 2 (dois) anos.

Assim, foram realizadas em 2005 e 2007, a 2ª e 3ª edições respectivamente, com participação crescente de pesquisadores de diferentes Instituições e provenientes de vários Estados brasileiros. Em julho de 2009 realizou-se a quarta edição do ERUTT e, novamente, o evento foi bem aceito, com um aumento significativo de inscritos e resumos. Foi então sugerido que a Comissão Organizadora estendesse a sua duração e convidasse pesquisadores de outros centros de Análise Térmica no País e do Exterior para participarem com trabalhos e palestras. Atendendo a esta solicitação, mudou-se o formato do evento lançando o V Encontro dos Usuários das Técnicas Termoanalíticas (V EnUTT), que foi realizado nas dependências da EESC/USP, no Anfiteatro Jorge Caron e Espaço Primavera, no período de 20 a 22 de novembro de 2011. Nesta edição foram incluídas sessões coordenadas para apresentações orais dos trabalhos, além das sessões de apresentação de painéis.

Com a realização da 4ª edição observou-se que o evento assumiu importância nacional, devendo-se destacar a presença de participantes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí e Maranhão. Portanto, já não se pode dizer que se trata de um evento de caráter Regional, apesar de haver nascido, como em 2003. Na ocasião esteve presente o Prof. Dr. Christopher Li (Department of Material Science and Engineering, Drexel University, Philadelphia PA/USA), que proferiu a palestra de abertura sob o tema – Structure and morphology of polymer nano-composites, inaugurando a fase internacional do evento.

Em adição a essas informações é importante lembrar que naquela mesma oportunidade foi lançada a revista Brazilian Jounal of Thermal Analysis (BJTA), que teve seu lançamento oficial em 16 de janeiro de 2013, quando da apresentação impressa de seu primeiro fascículo, na forma de uma edição comemorativa em homenagem ao Prof. Ivo Giolito.

No mesmo ano foi realizada a VI Edição do evento, na cidade de São Carlos, com a participação do Prof. Julià Sempere da IQS School of Engeneering da Universitat Ramon, Llull, Barcelona, Espanha e a participação maciça de pesquisadores de várias áreas do conhecimento que usam análise térmica, bem como alunos, professores, pesquisadores e profissionais da iniciativa privada de todo o país. Essa edição contou com a promoção do recém-constituído Instituto Internacional de Análise Térmica (IIAT).

No ano de 2015 devido à significativa expansão do evento, o mesmo passou a ser denominado Simpósio de Análise Térmica, sendo realizado junto a Faculdade de Ciências da UNESP, na cidade de Bauru. Esta mudança de endereço foi sugerida pelos participantes em seção plenária com objetivo de descentralizar o evento. Houve a presença de participantes de 10 (dez) estados da federação e apresentação de 82 (oitenta e dois) trabalhos de 30 (trinta) instituições de ensino e pesquisa, sendo 2 (dois) trabalhos internacionais. Durante a realização da VII edição do evento ocorreram palestras dos professores:

-Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro (IQSC USP) sobre os Avanços da Análise térmica no Brasil;

-Dr. Imre Miklós Szilágyi (Budapest University of Technology and Economics, Hungary) sobre o tema: Thermal analysis in materials Science;

-Dr. Ricardo António Esteves de Castro (Universidadede Coimbra, Portugal) sobre: A importância do estado sólido para a indústria farmacêutica: Polimorfismo e Co-cristais;

-Dra. Liezel van der Merwe (University of Pretoria, Africa do Sul) com tema: Application of Thermal Analysis in Mineral beneficiation, Waste valorization and Archaeology.

O evento também contou com minicurso intitulado “Introdução aos métodos termoanalíticos” ministrado pelo professor Dr. Massao Ionashiro, além de palestras técnicas proferidas por representantes das empresas patrocinadoras. Os anais do VII SiAT foram publicados em edição especial do Brazilian Jounal of Thermal Analysis (BJTA), bem como alguns trabalhos foram selecionados e publicados na forma de artigo completo em duas edições do BJTA.

Para atender à comunidade de termoanalistas do Brasil, em 2017 será realizada a VIII Edição do evento, a qual é aguardada e solicitada por pesquisadores, alunos de Graduação e Pós-Graduação, além de profissionais do setor produtivo ligados a essas técnicas termoanalíticas, atuantes em todo o país.

Por decisão dos participantes da VII edição, o evento toma novos rumos buscando descentralizar a realização do mesmo, visto que todas as edições anteriores foram realizadas no estado de São Paulo. E a partir disso, difundir ainda mais os conhecimentos sobre a análise térmica. Dessa forma, a VIII edição do evento será realizada região Sul do país, na cidade de Ponta Grossa-PR, nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Comissão organizadora conta com pesquisadores renomados na área de análise térmica, bem como com jovens pesquisadores da região sul do país, o que ressalta a importância do evento, assim como a perspectiva de seu futuro nas mãos da nova geração de termoanalistas em nosso país.

  • Facebook Social Icon
bottom of page